Histórico


Escola SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo"

Fachada da Escola nos anos 70

Fundada com o objetivo de elevar o nível do conhecimento requerido pela Construção Civil, a Escola SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo" iniciou suas atividades como Escola do Tatuapé, na rua São Jorge, 634, Tatuapé, em 16 de fevereiro de 1959, com capacidade para 200 alunos. No início, havia cursos apenas para adultos, no período noturno, para as ocupações de Pedreiro e Armador de Estrutura para Concreto.

Inauguração da Escola na Rua São Jorge em 1961

Inauguração da antiga Escola na Rua São Jorge, em 1961

Em 21 de julho de 1959, abriam-se os cursos regulares de aprendizagem, destinados a menores e para os ofícios de eletricista instalador, instalador de água, gás e esgoto.

Em março de 1960 começaram a ser ministrados cursos para alunos menores, nas ocupações de pedreiro, eletricista instalador, instalador de água, gás e esgoto. Oferecia-se também o curso de especialização para Mestre de Obra.

 

 Inauguração Oficial da Escola em 1971

Inauguração oficial da Escola SENAI "Orlando Laviero Ferriuolo" em 1971

 

Em 1971 a escola mudou-se para novo prédio construído pela Prefeitura Municipal de São Paulo em convênio com o SENAI, que ficou encarregado de administrá-la.

Recebeu, em 26 de dezembro de 1972, Orlando Laviero Ferraiuolo por patrono.

Em 1990 foram desativados o curso de aprendizagem e a escola passou a ministrar somente treinamentos.

Em 1994, implantou-se o curso técnico modularizado com duração de 3 anos; porém apenas com a conclusão dos dois primeiros módulos o aluno já podia receber o certificado de auxiliar técnico ou desenhista de construção civil.

Em 2001 o curso técnico foi reformulado para Técnico em Edificações.

Em convênio com o Sinduscon, foram realizados programas de treinamento em todo o Estado de São Paulo, nas ocupações básicas da construção civil, através dos “Canteiros-Escola, que funcionaram juntos de 2001, nas regionais daquele sindicato.

 

Antiga fachada da Escola

Detalhe da fachada da Escola nos anos 70

 

Hoje, a Escola atende a vários segmentos da Cadeia Produtiva da Construção Civil, oferecendo curso Técnico de Edificações, curso de Aprendizagem Industrial (Eletricista Instalador, Instalador Hidráulico e Construtor de Edificações), curso  Mestre-de-Obras, cursos sob medida para empresas, cursos de Qualificação ou Requalificação Profissional em várias áreas,  Certificação Profissional, entre outros.

Antiga "Oficina de Pedreiro"

Oficina de "Pedreiro" - anos 70

 

Antiga "Elétrica"

Oficina "Eletricista" - anos 70

 

"Oficina de Encanador" - antiga Hidráulica 

Oficina "Encanador" - anos 70

 

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar