Notícias > 23/11/2016

Pós-graduação em eficiência energética em parceria com Faculdades SENAI

Inscrições prorrogadas - em parceria com as Faculdades do SENAI-SP, unidades Pirituba, Leopoldina, São Caetano, São Bernardo, Vila Mariana e Ipiranga

PÓS-GRADUAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Turma com aulas aos sábados, das 9h às 16h e duração de 18 meses.

Investimento: 18 parcelas de R$ 799,33

Para fazer sua inscrição, envie o currículo para rscosta@sp.senai.br em caso de dúvidas, entre em contato:

Sr. Reginaldo (11) 2227-6916

Sr. João Batista (11) 2227-6914 

O setor industrial, responsável por aproximadamente 40% do consumo de energia elétrica no Brasil e os edifícios, com consumo de aproximadamente 50%, são os principais atores no cenário de Eficiência Energética, dos quais se espera um consumo mais eficiente de energia nos próximos anos, por meio da implementação de politicas internas relacionadas ao uso final da energia.

 

Neste contexto, o SENAI-SP elaborou um programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética direcionado a estes consumidores, possibilitando que em curto prazo, ações individualizadas no uso final possam ser implementadas, resultando em significativo impacto positivo no montante consumido.

 

O programa possuí dois itinerários: um em “Eficiência Energética na Indústria” e outro, em “Eficiência Energética em Edificações”. Cada itinerário compreende 18 meses de curso no Brasil e 15 dias de Vivência Profissional Internacional.



ALUNOS ITINERANTES NA ETAPA NACIONAL

A partir da utilização de plataformas tecnológicas específicas disponíveis no SENAI-SP e de um corpo docente composto pelos melhores especialistas da área, o programa proporcionará a formação de um profissional de excelência, capaz de gerar resultados práticos para a indústria, integrando conhecimentos tecnológicos e gerenciais com experiências internacionais em um projeto executivo.

O aluno será itinerante e cursará os módulos tecnológicos em diferentes Unidades de forma sequencial e estruturada. Como exemplo, as aulas relacionadas à refrigeração e eficiência energética serão realizadas nas escolas especializadas dessas áreas.

 

GRADE CURRICULAR

 


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA

Construindo um futuro de desenvolvimento sustentável para a Indústria!

Com foco no consumo final de energia, em especial nos médios e grandes consumidores, o objetivo deste programa é preparar o setor industrial para produzir mais, sem reflexos significativos no consumo de energia elétrica.

A utilização de novas tecnologias e a redução no custo com energia são fatores fundamentais para o país manter um alto nível de competitividade da indústria. É possível observar em alguns países crescimento da produção industrial, populacional e da atividade econômica sem aumento no consumo de energia.

Resultados como esses são observados em países que consolidaram políticas de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento e à regulação de fontes de energias renováveis, promovendo a descentralização da geração de energia e programas de eficiência energética, conduzindo a população consumidora ao uso mais eficiente do recurso.

Construir um futuro de desenvolvimento sustentável para a Indústria Nacional é um desafio que depende de ações, investimentos e políticas internas industriais a serem implementados hoje.

O aluno cursará os módulos tecnológicos de forma sequencial e estruturada em escolas especializadas do SENAI-SP.

 

Os cursos serão oferecidos pelas Faculdades:

•Faculdade de Tecnologia SENAI Mariano Ferraz – Vila Leopoldina
•Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica – São Caetano do Sul
 

Em parceria com:

•Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta – Vila Mariana
•Escola Senai Oscar Rodrigues Alves - Ipiranga
•Escola Senai Jorge Mahfuz – Pirituba
•Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental – São Bernardo do Campo


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES

Olhar para o presente com o desafio de edificar um futuro de eficiência!

Para edificações, independentemente do seu tipo, o potencial de economia é bastante significativo, pois para prédios já existentes a redução do consumo gira em torno de 25%, enquanto para novos chega a 50%.

O curso prevê integração de tecnologias relacionadas de automação predial, sistemas eficientes de climatização e iluminação, energias renováveis e aproveitamento de recursos naturais.

No cenário energético atual, o aumento do preço da energia associado ao potencial de economia nos edifícios torna os investimentos em eficiência energética cada vez mais vantajosos, refletindo no aumento da demanda por especialistas em eficiência energética para edificações.

O aluno cursará os módulos tecnológicos de forma sequencial e estruturada em escolas especializadas do SENAI-SP.


Os cursos são oferecidos pelas Faculdades:

•Faculdade de Tecnologia SENAI Mariano Ferraz – Vila Leopoldina
•Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental – São Bernardo do Campo
 

Em parceria com as escolas:

  • Escola SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo" - Tatuapé
  • Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta – Vila Mariana
  • Escola Senai Oscar Rodrigues Alves - Ipiranga
  • Escola Senai Jorge Mahfuz – Pirituba
  • Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica – São Caetano do Sul

 

ESPECIALISTAS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os cursos de pós-graduação “lato sensu” em Eficiência Energética oferecido pelo SENAI-SP, estão direcionados aos principais setores consumidores de energia no país (Indústria e Edifícios) em itinerários distintos: um em “Eficiência Energética na Indústria” e outro, em “Eficiência Energética em Edificações”. Cada itinerário compreende 18 meses (360h) no Brasil e 15 dias (80h) opcionais, de Vivência Profissional Internacional.

Ao final, os alunos apresentarão um “Projeto Executivo de Eficiência Energética”, sempre que possível, com números reais das empresas participantes, contemplando possíveis ações sustentáveis a serem realizadas a curto, médio e longo prazos, com os respectivos investimentos e tempos de amortização.

  

Informações:

Sr. Reginaldo - 2227-6916 - rscosta@sp.senai.br

Sr. Coordenador João Batista - 2227-6914 - jbatista@sp.senai.br 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar